Artistas Têxteis | Estelita de Aguiar Branco

Apresentação

Por sua formação acadêmica e gosto pela narrativa, Estelita buscou e encontrou o seu caminho nas artes visuais. Suas obras são plenas de histórias para contar e, por isso, se organizam em imagens sequenciais lineares ou também em modo tridimensional.

Os temas lhe são muito caros, como a história dos seus pais, a sua cidade, literatura, escritores e atualmente, contos. Neste fazer narrativo, as imagens são elaboradas através de desenho, colagem, monotipia, imagem digital, aquarela, fotografia e foto-montagem.

Sempre mescladas entre si, essas técnicas emergem do suporte de papel ou de tecido com justa precisão e harmonia. Então, em algum momento de graça o tecido foi perfurado por agulha e linha, somando novas texturas e introduzindo o bordado como recurso técnico e expressivo. Certamente, vencer desafios é próprio da artista e, neste sentido, a natureza têxtil do bordado se tornou um valor constante na sua obra.
Integrada em grupos de estudo e pesquisa, Estelita envolve-se em uma dinâmica de engajamento muito salutar para nosso meio artístico.

                                                                                                                                            Sonia Moeller